Anticoncepcional e varizes

Para quem não sabe, as varizes são vasos que se dilatam e se deformam por causa de problemas na circulação sanguínea. No entanto, muita gente se pergunta se existe alguma relação entre o uso de anticoncepcional e varizes.

De uma forma geral, o problema acontece especialmente nas pernas por causa do maior esforço dos vasos para enviar o sangue de volta ao coração.

Embora não seja um problema grave por si só, as varizes podem trazer uma série de consequências bastante desagradáveis para quem as desenvolve, tais como sensação de ardor, queimação, dor e inchaço no local, varizero ajuda a diminuir estes sintomas em mais de 85%, felizmente 🙂

Por isso, para que seja possível evitar as varizes e cuidar bem do problema, nada melhor do que entender quais são os fatores de risco e o que favorece o surgimento das mesmas.

Anticoncepcional e varizes: qual a relação?

De uma forma geral, não se pode dizer que o uso de anticoncepcionais causa varizes. No entanto, é sabido que muitas pílulas possuem estrógenos na sua fórmula.

O uso de estrógenos, por sua vez, é considerado um fator de risco para o surgimento de doenças vasculares. Especialmente as varizes nos membros inferiores e também a trombose venosa profunda.

O que acontece é que esses hormônios mudam a permeabilidade vascular e também a viscosidade do sangue. A consequência é que acabam facilitando ou favorecendo os problemas relacionados a coagulação, além de favorecer a vasodilatação.

É por isso que pode-se dizer que o uso de pílulas anticoncepcionais pode sim favorecer o surgimento de varizes.

Outros fatores de risco para varizes

No entanto, não é apenas as pílulas contraceptivas que favorecem o surgimento das varizes, lembrando que existem também outros fatores de risco que podem estar associados.

Então, vamos conhecer quais são eles:

  • Ser do sexo feminino
  • Idade
  • Gestação
  • Sobrepeso ou obesidade
  • Histórico familiar de varizes
  • Passar muitas horas do dia de pé
  • Fístulas arteriovenosas
  • História passada de trombose venosa profunda

O mais importante de tudo é lembrar que ter uma boa saúde é sempre o melhor caminho para esses problemas. Dessa forma, fazer atividade física é essencial pois ajuda a melhorar a circulação.

Se alimentar bem também é outro fator importante, pois beneficia o funcionamento do organismo como um todo.

Se engravidar, é importante também cuidar para não ganhar peso e excesso, bem como manter-se dentro do peso indicado quando não estiver gestando.

Seguindo esses passos, fica mais fácil cuidar ou evitar as varizes!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *